O sentido aparente de um hexagrama costuma se modificar quando aprofundamos o seu entendimento.
E isso é bastante notável tanto no hexagrama abordado anteriormente (A jovem que se casa), quanto neste (hexagrama Abundância).
Atualmente tendemos pensar a abundância como algo extremamente positivo, mas o I Ching nos traz pontos de vista diversos.
No I Ching há um eterno movimento cujo motor está na tendência ao equilíbrio. Por isso, necessariamente, a abundância jamais durará por muito tempo. O movimento que rege a vida e o cosmos impossibilita qualquer estagnação, ainda que seja a plenitude.
“Clareza interna e movimento externo geram grandeza e abundância. Mas o próprio fato de se ter atingido a culminância implica na impossibilidade de permanência dessa condição excepcional de abundância. (…) uma época de abundância é, em geral, breve.” ¹
Então, em primeiro lugar, o I Ching se atenta ao fato de que apesar de a abundância ser passageira, não convém ater-se a tristeza por isso: ” uma tal época de abundância é, em geral, breve. Em virtude disso, o sábio poderia entristecer-se ao perceber a decadência que deverá se seguir. Mas essa tristeza não lhe é adequada. Só um homem interiormente livre de tristezas e preocupações pode promover uma época de abundância. Ele deve ser como o sol ao meio-dia, que ilumina e alegra a tudo que existe sob o céu.” ¹
E em segundo lugar, o I Ching lembra que a abundância é abundância de ocasiões. Ou seja, podem ser tanto ocasiões obscuras quanto luminosas.
“Este hexagrama é um dos que se refere ao caráter mutável de todas as coisas terrenas. Este é provavelmente o sentido das seguintes palavras: “A ABUNDÂNCIA significa numerosas ocasiões”, isto é, ocasiões de preocupação e tristeza.” ²
As linhas mutantes do hexagrama ABUNDÂNCIA (PLENITUDE) trazem situações obscuras ou problemáticas que podem surgir em época de abundância. Seguem dois exemplos:
“Seis na segunda posição: muitas vezes, disputas e intrigas facciosas, de efeito semelhante ao obscurecimento causado por um eclipse solar vêm se interpor (…) Se, numa tal época, um homem quiser agir de maneira enérgica, encontrará apenas desconfiança e inveja, o que impossibilita qualquer movimento. (…) Se o despertarem através da verdade, a boa fortuna vira. (…) O essencial é, então, manter-se interiormente fiel ao poder da verdade, pois ela é tão poderosa que, ao final, terminará por exercer uma invisível influência.” ³
“Seis na sexta posição: um homem que, por sua arrogância e obstinação, atinge o oposto do que anseia. Ele procura abundância e esplendor para sua moradia. Deseja a todo custo ser o senhor absoluto em sua casa, mas isto o afasta de sua própria família a tal ponto que, ao final, ele se vê completamente só.” ⁴
¹ in I Ching: o livro das mutações, Hexagrama 55. ABUNDÂNCIA, livro primeiro p.170. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
² in I Ching: o livro das mutações, Hexagrama 55. ABUNDÂNCIA, livro primeiro p. 484. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
³ in I Ching: o livro das mutações, Hexagrama ABUNDÂNCIA, livro primeiro p.171. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
⁴ in I Ching: o livro das mutações, Hexagrama ABUNDÂNCIA, livro terceiro p. 171. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
Ver artigos relacionados neste blog https://meditartransmutar.com/hexagrama-54/
Sobre os hexagramas na wikipedia