Hexagrama Desenvolvimento (Progresso Gradual)
“Já desde um período muito remoto que os trigramas aparecem em várias combinações. Duas compilações que tiveram origem na antiguidade são mencionadas: primeiro, o Livro das Mutações da dinastia Hsia chamado Lien Shan que, segundo consta, principiava com o hexagrama Kên, “A QUIETUDE”, montanha.” ¹ (WILHELM)
Daremos sequência a abordagem dos hexagramas nesta ordem, seguindo do Hexagrama 52 /A Quietude (Montanha) para o Hexagrama 53 / Desenvolvimento (Progresso Gradual). Esse é um hexagrama de simples entendimento, e antes de transcrever trechos selecionados, gostaria de retomar uma idéia abordada num artigo passado.
O I Ching como hoje nos é apresentado é uma obra que foi desenvolvida ao longo de um progresso gradual, cuja origem se mistura com a mitologia e que passou por diversas contribuições inseridas no texto ao longo de milênios. Certa vez indaguei ao oráculo a respeito e como resposta obtive o hexagrama A CONDUTA:
“O trilhar do fraco sobre o forte não é perigoso aqui, pois isso se dá em meio a uma alegria livre de arrogância, que faz com que o forte não se irrite, tudo aceitando de bom grado. A CONDUTA. Trilhando sobre a cauda do tigre. Ele não morde o homem. Sucesso. A situação é realmente difícil. O mais forte e o mais fraco encontram-se muito próximos um do outro. O fraco segue a trilha do forte e o provoca. Mas o forte o aceita e não lhe causa mal, pois o contato dá-se de forma alegre e inofensiva.” ²
Carl Gustav Jung em seu prefácio para a primeira edição da tradução inglesa do I Ching (1949), cita que ao consultar o oráculo sobre a sua intensão de apresentá-lo à mente ocidental, obteve o hexagrama O CALDEIRÃO: “o I Ching estaria “impedido em suas atitudes”. Já não somos mais amparados pelo sábio conselho e pela profunda visão intuitiva do oráculo; por isso, não mais encontramos nosso caminho através das complexidades do destino e da escuridão de nossa própria natureza. Já não mais se come a gordura do faisão, isto é, a melhor e mais rica parte de um bom prato. Mas quando, finalmente, a terra sequiosa novamente receber a chuva, isto é, quando esse estado de carência for superado, o remorso, isto é, a tristeza pela perda de sabedoria tiver cessado, virá a tão esperada oportunidade.” ³
Sete décadas se passaram.
Abaixo, trechos selecionados do I Ching: o livro das mutações, Hexagrama 53. Chien / DESENVOLVIMENTO (PROGRESSO GRADUAL): ⁴
“Uma árvore na montanha se desenvolve devagar, segundo as leis de sua natureza, e assim mantém-se firmemente enraizada. Isso sugere a idéia de um desenvolvimento que avança gradualmente, passo a passo.”⁴
“Os atributos dos trigramas também indicam o mesmo: a tranquilidade interior que protege contra as atitudes precipitadas e a penetração exterior que possibilita o desenvolvimento e o progresso.
Em relação a vida interior, o desenvolvimento deve seguir o mesmo curso, caso se queira alcançar resultados duradouros.
A tranquilidade interior deve exprimir-se exteriormente sob a forma de uma suavidade que sabe adaptar-se e que ao mesmo tempo é penetrante.
O próprio caráter gradual do desenvolvimento torna necessária a perseverança, pois só ela poderá garantir-lhe a eficácia.
(…)
Uma árvore na montanha: a imagem do DESENVOLVIMENTO.
Assim, o homem superior mantém-se no caminho da dignidade e da virtude para que haja uma melhoria nos costumes.
A árvore sobre a montanha pode ser vista de longe e seu crescimento exerce influência sobre a paisagem de toda a região. Ela não cresce rapidamente como as plantas do pântano, mas, ao contrário, tem um desenvolvimento gradual. Assim também se deve proceder para que se possa exercer uma influência sobre os homens. Nenhuma influência ou despertar repentino pode ter efeito duradouro. O progresso tem de ser gradual para que uma pessoa possa promover o desenvolvimento tanto da opinião pública quanto dos costumes do povo. É necessário que sua personalidade adquira influência e autoridade. Isto se consegue graças a um cuidadoso e constante esforço de aprimoramento moral.” ⁴
¹ WILHELM, RICHARD I Ching: o livro das mutações – tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm, 1923, p. 11, a história do livro das mutações. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
² in I Ching: o livro das mutações, Hexagrama 10. CONDUTA, livro primeiro p. 56. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
³ in I Ching: o livro das mutações, prefácio do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung para a primeira edição da tradução inglesa 1949, p.19. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
⁴ in I Ching: o livro das mutações, Hexagrama 53. Chien / DESENVOLVIMENTO (PROGRESSO GRADUAL), livro primeiro p. 164 e livro terceiro p. 476. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários Richard Wilhelm. Tradução para o português Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
NOTAS:
– Link para o artigo citado https://meditartransmutar.com/i-ching-o-livro-das-mutacoes/
– Sobre Carl Gustav Jung https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung
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